Como já havia escrito,
estou em busca de reconhecer a minha Cidadania Italiana (por sangue), a qual tenho direito.
A cidadania italiana baseia-se no princípio do ius sanguinis (direito de sangue), pelo qual o filho nascido de pai italiano ou de mãe italiana é italiano; no caso, meu tataravô é Italiano.
Consegui reunir praticamente todas as certidões que preciso em menos de dois meses, só falta agora a certidão de nascimento do Italiano. Então, Já possuo em mãos:
Felipe Paiva Altoé (EU) - NASCIMENTO
José Paulo Altoé (PAI) - NASCIMENTO E CASAMENTO
Amélio Altoé (AVÔ) - NASCIMENTO E CASAMENTO
João Altoé (BISAVÔ) - NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO
Giuseppe Altoé -José- (TATARAVÔ ITALIANO) - CASAMENTO E ÓBITO (FALTA NASCIMENTO)
Giovanna Rui (Joana Altoé) - (TETRA) - ÓBITO (não obrigatória)
Meu problema agora é verificar minuciosamente erros, inconsistências e abrasileiramentos nas certidões. Tudo para descomplicar para o consulado e para a Itália.
Depois de olhar tudo com cuidado, vou verificar se precisarei de retificações ou possíves correções por erro de digitação do próprio cartório.
ah, claro, a certidão do Italiano eu vou ter que conseguir diretamente na Itália, mas como vou proceder eu conto em outro post... é dureza viu...
conto depois as outras etapas também,
vou ter que reconhecer firma das assinaturas das certidões, vou ter que traduzir tudo para o Italiano (em tradutor juramentado e cadastrado no consulado), vou ter que ir no Arquivo público do estado para conseguir o registro de entrada do Italiano (que já localizei pela internet, mas tenho que solicitar o papel), etc, etc, etc...
enfim,
Tenho duas opções:
1º - dar entrada no processo no Brasil e aguardar pelo menos uns 5 anos. (Neste caso, quem deve dar entrada no processo é o meu Pai, e me incluir no processo dele)
2º - dar entrada diretamente na Itália e aguardar alguns meses, mas o custo é muito muito alto.
provavelmente, vou acabar fazendo os dois. Primeiro no Brasil e depois...
6 de mar. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário